Blog

14/07/2021 14/07/2021

Vídeo: revitalização do Trecho 3 da orla do Guaíba chega às etapas finais

Porto Alegre está prestes a receber uma nova atração: Trecho 3 da orla do Guaíba 100% concluído, com direito a muito espaço para esporte e lazer.

Embora a falta de materiais básicos, como cabos de cobre e alumínio tenham atrasado a conclusão das obras previstas para outubro de 2020, a revitalização do trecho será entregue dia 31 de agosto, conforme anunciado em janeiro deste ano pelo prefeito Sebastião Melo.

Leia também: Como a engenharia civil pode contribuir para o meio ambiente?

O Trecho 3 da orla do Guaíba

O Trecho 3 da orla do Guaíba possui 1,6 quilômetros de extensão e está localizado entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante. De acordo com o site oficial da Prefeitura de Porto Alegre, os serviços de revitalização somaram um investimento de aproximadamente R$ 50,6 milhões.

Inclusa nas obras de revitalização está a instalação da maior pista de skate da América Latina, com 6.268 metros quadrados (equivalente a quatro quadras e meia de futebol), 29 quadras poliesportivas, ciclovia, iluminação de LED, estrutura para prática de atividade física ao ar livre, espaços para lazer, 150 vagas de estacionamento e muita arborização. Entre os trechos revitalizados que percorrem a orla do Guaíba, o Trecho 3 fica conhecido como “o setor esportivo”.

Ainda tem mais obras pela frente

Para expandir a utilização do Parque Marinha e o Trecho 3 da orla do Guaíba, está sendo executada pela prefeitura uma conexão entre os dois pontos. Originalmente prevista no projeto do arquiteto Jaime Lerner para a revitalização do Trecho 3, essa conexão trata-se de uma escadaria artística, com dunas gramadas junto ao rio.

Atualmente o caminho entre a Orla e o Parque Marinha é dificultado pela barreira imposta pelo talude da avenida Edvaldo Pereira Paiva. Após os serviços, a conexão irá melhorar o fluxo visitantes, funcionando como uma continuação da obra e um marco visual de ligação entre os dois espaços. O investimento para a construção da conexão entre os parques será de R$ 300 mil, já previstos no contrato de obra.

Leia também: Drenagem urbana: entenda o que é e sua importância

Engenharia para gerar desenvolvimento e valorização

Após anos e anos sem receber efetivos investimentos em infraestrutura e desenvolvimento urbano que aproveitassem os pontos fortes da cidade, com as obras de revitalização Porto Alegre está se encaminhando para ter a orla mais planejada do país. Além de trazer beleza para a capital gaúcha, a revitalização da orla do Guaíba valoriza a cidade e gera uma série de atrativos que pouquíssimas cidades no mundo têm.

Dos projetos que compõem nosso portfólio, as obras de revitalização da orla do Guaíba com certeza ganharam um espaço especial. Clique aqui e confira outras obras executadas pela RGS Engenharia.

Blog

VER TODAS AS PUBLICAÇÕES