Blog

18/03/2025 18/03/2025

SICEPOT-RS LANÇA PROGRAMA DE PREPARAÇÃO DE MULHERES PARA ATUAÇÃO NO SETOR DA CONSTRUÇÃO PESADA

Capacitar mulheres para atuar no setor de construção pesada é o objetivo do curso gratuito que está sendo oferecido pelo Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral no Estado do Rio Grande do Sul (Sicepot-RS). O projeto “Mulheres Operadoras de Máquinas Pesadas” teve entre as motivações a carência de profissionais qualificados e estimular a participação do público feminino na operação de máquinas no setor. A iniciativa é inédita no Estado. 

Historicamente, elas tiveram poucas oportunidades de ingressar nesta área, ou seja, não têm experiência na execução do trabalho – algo que é pré-requisito na hora da contratação. A ação visa impulsionar a presença feminina na área, oferecendo treinamento e qualificação para que elas possam se profissionalizar. A ideia é proporcionar acesso a formação e experiência prática àquelas que desejam ingressar neste mercado.

“Quando recebemos a ideia do projeto logo abraçamos, justamente, porque entendemos que pode ser um impulsionador para que tenhamos mais mulheres atuando no setor. Elas têm competências distintas, algumas mais aguçadas, outras menos, umas melhores, outras piores do que os homens. E elas são plenamente capazes de operar equipamentos. Talvez até de forma melhor do que operadores, basta que elas tenham oportunidade e possam se profissionalizar”, destaca o presidente do Sicepot-RS, Rafael Sacchi. 

Presidente do Sicepot-RS, Rafael Sacchi, na abertura da capacitação

AnteriorPróximo

A capacitação iniciou nesta segunda-feira (17)  e inclui 40 horas distribuídas entre aulas teóricas e práticas. A iniciativa despertou o interesse de 130 pessoas, que se inscreveram para essa oportunidade, inclusive, de outros estados. Vinte e sete foram selecionadas para participar. Uma delas é a pintora profissional Ayme Pedroso Duarte, de Porto Alegre, que atua na área da construção civil, estuda Eletrotécnica e está sempre em busca de conhecimento e novas habilidades. 

“A maior motivação para me inscrever no curso foi inspirar outras profissionais. Quando uma mulher dirige, faz algo diferente ou revolucionário, ela honra suas ancestrais. Minhas expectativas são as melhores, pois é uma área a ser desbravada por nós e um divisor de águas para mim. Pretendo atuar na área e mostrar para as empresas o diferencial de contar com uma profissional dirigindo com segurança o volante, fazendo um trabalho pesado”, projeta Ayme.  

A capacitação “Mulheres Operadoras de Máquinas Pesadas”, do Sicepot-RS, foi uma das contempladas pelo Programa de Apoio a Projetos Sindicais (Prosind), do Sistema FIERGS, operacionalizado pela Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind). Duas profissionais estão à frente da ação, a engenheira civil Diana Azambuja, Mestre em Geotecnia, com ênfase em Pavimentação Rodoviária pela UFRGS, e Michelle Closs, assistente social com experiência em projetos sociais ligados à construção civil. 

Outros apoiadores da iniciativa são: MGM Rental e Construtora FBS: Subsidia o instrutor prático que veio de São Paulo; Coesul: espaço físico para as aulas práticas; John Deere: equipamentos, prêmio e brindes; MD Engenharia: Instrutor e equipamentos de topografia, CL Gestão de Mídias e SLC Máquinas. 

FONTE: Assessoria de Comunicação SICEPOT-RS / FIERGS

Blog

VER TODAS AS PUBLICAÇÕES