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19/06/2020 19/06/2020

Maior pista de skate da América Latina começa a ganhar forma em Porto Alegre

A data de inauguração da revitalização de novo trecho da orla do Guaíba ainda é considerada incerta. O prazo contratual é outubro, mas o andamento dos trabalhos até aqui torna praticamente impossível cumprir o cronograma.

Em oito meses, foi possível avançar 23%. Além de discutir com o consórcio ACA/RGS o novo prazo de término, a prefeitura de Porto Alegre deverá avaliar se a obra poderá ser entregue assim que for sendo concluída.

Neste momento, das obras previstas, a construção do estacionamento é a que está mais perto do fim. Estão sendo criadas 150 vagas para carros e os trabalhos já estão 92% concluídos.

Uma obra que já começa a ganhar forma é a pista de skate. Ela já está desenhada e agora precisa ser fixada. Funcionários trabalham na sua concretagem. Até agora, 10% dos trabalhos foram concluídos.

Ainda que não se saiba quando a obra como um todo ficará pronta, a pista deverá ser finalizada no prazo, em outubro. A informação foi repassada pela empresa durante vistoria às obras realizada pelo prefeitoNelson Marchezan na semana passada.

Segundo a prefeitura, o circuito recebeu certificação da Confederação Brasileira de Skate e do Comitê Olímpico Brasileiro. Assim, estaria habilitada inclusive a receber eventos e competições internacionais.

O presidente da Federação Gaúcha de Skate, Régis Lannig, lembra que a atual maior pista da América Latina fica em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Ela tem 5 mil m². A de Porto Alegre terá 6.120 m².

– Ela é o resultado de uma batalha dos skatetistas porto-alegrenses de mais de 10 anos. Porto Alegre é um dos principais polos de skate do país. A cidade merecia um espaço público para prática de skate à altura da grandeza do skate do nosso Estado - comemora Lannig.

O presidente da Confederação Brasileira de Skate, Eduardo Musa, corrobora a informação. Ele chega a dizer que ela estará entre as maiores pistas do mundo.

Já as 27 quadras esportivas têm apenas 3% dos serviços executados. O trecho de 1,6 quilômetro da orla, entre o Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, terá também ciclovia, esplanada, bares e vestiários. A revitalização foi desenvolvida pelo arquiteto Jaime Lerner. As obras custarão R$ 46,17 milhões.

O financiamento da obra ocorre por meio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A prefeitura tem até agosto para usar todos os recursos. Como isso não irá ocorrer será necessário negociar com o banco uma prorrogação de contrato. Nesse caso, o banco precisará ser convencido de que as obras estão em andamento. Se a reforma estiver parada, a CAF poderá cancelar as parcelas.

Fonte: GauchaZH

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