Blog

06/05/2021 06/05/2021

Drenagem urbana: entenda o que é e sua importância

Prestar um serviço adequado de drenagem e manejo de águas pluviais (água da chuva), é essencial para qualquer cidade, seja grande ou pequena. Porém, os constantes alagamentos, inundações e deslizamentos de terra pelo Rio Grande do Sul demonstram que o sistema de gerenciamento de águas da chuva não tem acompanhado o crescimento dos grandes centros urbanos em todo o Estado.

Leia também: Conheça o novo marco regulatório do saneamento básico 

O que é drenagem urbana?

Drenagem urbana é o sistema de manejo projetado pelo poder público do município para coletar águas provenientes da chuva e escoá-las para galerias de águas pluviais e esgotos pluviais até um curso hídrico capaz de recebe-las.

Dentre os elementos que compõem o sistema de drenagem urbana, estão: pavimento de ruas, guias e sarjetas, bocas de lobo, galerias de drenagem, sistemas de detenção e infiltração nos lotes e pavimentos, trincheiras e valas, entre outros.

A importância da drenagem urbana para a população e o meio ambiente

Os efeitos negativos da chuva são mais visíveis em grandes centros por um motivo principal: a ocupação desordenada em áreas urbanas. À medida em que a cidade cresce e se desenvolve, nascem áreas onde há maior aglomeração populacional e, por consequência, a impermeabilização do local, que impede a infiltração das chuvas no solo.

Além disso, vale lembrar que a obstrução de canais e galerias de lixo ocorrem com mais frequência em áreas de maior ocupação populacional, degradando o ambiente urbano, provocando alagamentos e ocasionando prejuízos materiais e humanos.

Outros pontos, como o aumento da carga de poluentes em rios e lagos (levando doenças como dengue e leptospirose) e a erosão do solo, também demonstram a importância da drenagem urbana adequada.

Benefícios da drenagem urbana

Uma série de benefícios para o meio ambiente, a população e o poder público ressaltam a importância da drenagem urbana. Dentre eles, podem ser citados:

  • Redução de custos em manutenção de vias públicas;
  • A possibilidade de circulação de veículos e pedestres em áreas urbanas após chuvas intensas;
  • Escoamento rápido das águas superficiais, facilitando o tráfego por ocasião das chuvas;
  • Valorização das propriedades nas áreas em que possuem sistema de drenagem;
  • Redução de danos às propriedades e risco de perdas humanas;
  • Redução de doenças de veiculação hídrica;
  • Eliminação de águas estagnadas e lamaçais, focos de doenças;
  • Redução de erosões e poluição de rios e lagos;

Drenagem urbana: uma responsabilidade da prefeitura municipal

Quando o assunto é drenagem e escoamento de águas pluviais e drenagem do solo, vale ressaltar que se trata de uma questão pública, que envolve diversos aspectos legais e institucionais, regidos nas cidades através de suas prefeituras e governantes.

Desta forma, as obras que devem ser realizadas para atender a demanda de saneamento básico, esgoto e drenagem urbana do município podem ser executadas pela própria prefeitura ou por construtoras terceirizadas, através de licitação.

Enquanto construtora especializada em obras de infraestrutura, a RGS Engenharia presta serviços que contribuem para o crescimento e desenvolvimento de centros urbanos em todo o Rio Grande do Sul, executando inúmeras obras de saneamento, hidráulicas e pavimentações pelo Estado.

Saiba mais sobre nossos serviços de saneamento e hidráulica e confira o portfólio de obras!

Blog

VER TODAS AS PUBLICAÇÕES