Blog

11/06/2021 11/06/2021

Como a engenharia civil pode contribuir para o meio ambiente?

Embora a indústria da construção civil possua aproximadamente 40% de participação na economia mundial e contribua para a infraestrutura e desenvolvimento da sociedade, se sabe que a extração de materiais (areia, madeira, pedras, minérios, metais, entre outros) impacta drasticamente o meio ambiente. Por causa disso, há quem pense que engenharia civil não combina com sustentabilidade. Porém, verdade é que os profissionais da área já se preocupavam com as consequências da engenharia civil para o meio ambiente desde os anos 90, o que os impulsionou a buscar novos conceitos e alternativas. Foi assim que a Construção Sustentável surgiu.o que os impulsionou a buscar novos conceitos e alternativas. 

Leia também:Saneamento básico: nova lei pretende alcançar 90% da população brasileira com tratamento e coleta de esgoto 

Mas afinal, o que é construção sustentável?

Para a engenharia civil, Construção Sustentável é um conceito capaz de se adaptar a qualquer projeto através de tecnologias ecológicas, com o objetivo de preservar o meio ambiente e poupar recursos naturais.

Dessa forma, os projetos de construções sustentáveis podem contribuir para a preservação do meio ambiente, de diversas formas. Abaixo, citamos algumas:

  • Sistemas de aproveitamento e captação de água;
  • Projetos inteligentes com reaproveitamento e redução de desperdícios;
  • Materiais de construção ecológicos;
  • Sistemas de energia sustentável;
  • Ferramentas e insumos ecologicamente corretos;
  • Reutilização de insumos pétreos e asfálticos na pavimentação de estradas e ruas.

Reduzindo custos com a construção sustentável

No primeiro momento, os procedimentos e insumos da construção sustentável podem parecer mais caros quando comparados aos tradicionais da engenharia civil. Contudo, a longo prazo a redução de custos em manutenção e contas é bastante significativa.

Um exemplo bastante comum de construção sustentável são os sistemas de captação de água da chuva. Além de baratos, são fáceis de construir e servem como uma valiosa fonte de água para uso geral, reduzindo significativamente os valores da conta.

Aquecedores solares também são uma excelente alternativa para economia de energia, embora ainda sejam pouco utilizados. Quando instalados no telhado, utilizam o calor do sol como aquecedores.

Outra excelente alternativa para a área de pavimentação de vias é a reciclagem de pavimentos, que prevê a reutilização dos insumos existentes para a confecção de novas camadas de pavimento, evitando uma exploração ainda maior de agregados pétreos do meio ambiente).

Construções sustentáveis no Brasil

No ano de 2017 o Brasil recebeu sua primeira norma técnica para cidades sustentáveis, a NBR ISO 37120:2017. A norma envolve 100 indicadores que devem nortear construções sustentáveis pelo país, entre eles estão aspectos econômicos, sociais, ambientais e tecnológicos. O objetivo da NBR ISSO 37120:2017 é sanar todas as possíveis dúvidas sobre sustentabilidade, além de impulsionar no surgimento de cidades, bairros e construções sustentáveis.

Aqui no Brasil, um exemplo de construção sustentável reconhecida e premiada é o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O museu conta com painéis solares que se movem para rastrear o movimento do sol, sistemas de captação de água da chuva e canalização de água para a Baía de Guanabara, com a finalidade de abastecer o ar condicionado do prédio.

Blog

VER TODAS AS PUBLICAÇÕES