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29/04/2024 29/04/2024

ARTIGO REVISTA INFRA RS - “O OLHAR ATENTO DO SETOR PARA A INFRAESTRUTURA DO PAÍS E DO RS”, POR RAFAEL SACCHI

O ano de 2023 ficará na história da infraestrutura gaúcha, dado a soma dos investimentos do governo federal e do governo do estado. Somente o Ministério dos Transportes, através do DNIT, investiu R$ 1,4 bilhão na malha rodoviária do RS, o que representa quase três vezes mais do que foi aplicado pelo governo anterior no ano de 2022. Por conta da PEC de Transição, a qual lhe permitiu maior espaço fiscal, o  Governo federal, por meio do DNIT, investiu R$ 14 bilhões no setor de transportes, um valor significativo, embora ainda abaixo da demanda anual do setor, estimada em torno de R$ 20 bilhões.

Somente na conservação, o DNIT Investiu perto de R$ 1 bilhão nas odovias do RS, muitas delas em stado de degradação acentuado, o que irá roporcionar uma melhoria de posição à malha federal gaúcha em comparação a outros estados. É importante destacar que, na vasta maioria das vezes, a opção de realizar intervenções de pavimentação de custo reduzido, mas com maior frequência, em detrimento de soluções robustas,  demoradas e mais caras, gera, ao longo do tempo, maior economicidade ao erário.

Para cada obra necessária que é postergada ao longo do tempo, o custo aumenta exponencialmente. Desta feita, é imperioso que o órgão responsável pela malha viária programe intervenções nas rodovias sob sua gestão nos prazos adequados, otimizando os recursos públicos e permitindo que o investimento, ao longo do tempo, abarque uma maior malha viária. Nesse sentido, a atuação do DNIT na manutenção das rodovias gaúchas demonstra que a autarquia vem cumprindo o seu papel, que é de contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado e do país.

No âmbito do governo do estado, a Secretaria dos Transportes fechou os últimos três anos com a marca de mais de R$ 2,5 bilhões investidos em conservação de rodovias, implantação e pavimentação de acessos municipais e ligações regionais – um volume de investimentos sem paralelo no histórico do setor. Graças a essa medida do Executivo, a malha estadual igualmente alcançou um alto patamar, de cerca de 7 mil km pavimentados, administrados pelo DAER.

O ano de 2024 também iniciou com cenário auspicioso, haja vista o fato de que o governo estadual, além de já ter empenhado mais de R$ 500 milhões em contratos, pretende ainda aplicar outros R$ 300 milhões, o que manteria a média dos últimos anos. Além da recuperação das rodovias, a atual gestão vem avançando de forma significativa em obras de ligações regionais e acessos municipais.

O setor reconhece o  esforço do governo do estado em viabilizar investimentos para o modal rodoviário; todavia, entende que existe uma demanda de pelo menos R$ 1,2 bilhão ao ano, somando-se investimentos em conservação, em obras de acessos municipais e ligações regionais.

O fato é que não se investe o suficiente para responder às demandas de bem-estar da população e aos requisitos básicos de uma economia competitiva. A busca incansável por um estado com equilíbrio fiscal, superávit primário, geração de empregos e capacidade de investimentos continua. A sociedade gaúcha, de forma geral – especialmente através dos setores produtivos, como indústria, agronoegócio, comércio e  outros –, está imbuída desta nobre missão e, mesmo ante todas as adversidades que recaem sobre o seu caminho (pandemia, secas, enchentes, entre outros), segue incansável na batalha pela recuperação do estado.

ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA INFRA RS DE MAIO 2024

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