Blog

07/02/2024 07/02/2024

GOVERNO DO RS E INFRA S.A FIRMAM PARCERIA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PLANO ESTADUAL DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTES

O governo do Estado e a empresa pública federal Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, assinaram, na quinta-feira (1º/2), acordo para a elaboração do novo Plano Estadual de Logística de Transportes (Pelt), que tem a finalidade de orientar o estado sobre prioridades e necessidades de investimentos em infraestrutura de transporte.

O investimento para a contratação da empresa é de R$ 4,46 milhões.

A meta é alcançar o equilíbrio entre os diferentes modais de transporte, com abordagem na sustentabilidade, nas melhorias das alternativas de transporte e na eficiência das atividades empresariais. As análises incluirão o diagnóstico sobre deficiências e gargalos do sistema logístico estadual e a definição de cenários futuros e estratégias de intervenção pública e privada.

A estatal terá o prazo de 18 meses para a elaboração do estudo, com base em análises da rede de transporte aeroportuária, portuária, rodoviária, hidroviária e ferroviária do estado.

Durante a cerimônia, Leite destacou a importância do plano para atrair novos investimentos e fomentar a competitividade econômica. “Será um instrumento que também ajudará a demonstrar a capacidade de superação de gargalos logísticos”, ressaltou.

O projeto prevê, ainda, entregas como planos para potencializar o sistema logístico estadual nos próximos 20 anos, considerando os arranjos multimodais e o planejamento nas instâncias estadual e federal, além de tecnologia para construção de painéis de acompanhamento, dashboards em Power BI, e outros elementos que possam compor um escritório de análise de projetos no estado para futuras administrações.

A condução do trabalho será da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ) e da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), que  identificaram a necessidade de adequação do Pelt ao novo Plano Nacional de Logística (PNL 2035) e demais planos setoriais de transportes.

O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, disse que a metodologia utilizada pela estatal também identificará os empreendimentos capazes de aumentar a eficiência da matriz de transporte do estado. “O Pelt traz previsibilidade sobre a futuro da malha de transportes. Isso é fundamental para que o setor privado participe do desenvolvimento da infraestrutura com investimentos essenciais para o financiamento de obras importantes”, avaliou.

A Infra S.A. é uma empresa pública federal dedicada a melhorar a vida dos brasileiros por meio da infraestrutura, com foco na prestação de serviços de planejamento de longo prazo, estruturação de projetos e engenharia e inovação para o setor de transportes.

A estatal é responsável por desenvolver o Plano Nacional de Logística, elaborar estudos de viabilidade para concessões e arrendamentos de ativos de infraestrutura, pela continuidade das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e pela fiscalização dos investimentos que são realizados na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO).

Fonte: SICEPOT-RS

Blog

VER TODAS AS PUBLICAÇÕES